Dobermann

O Dobermann foi desenvolvido na cidade de Apolda, na Alemanha, na década de 1870, e levou o nome do seu criador, Louis Dobermann. Acredita-se que ele era um cobrador de impostos, gerente de abatedouro (vísceras) e pegador de cães do canil da cidade. Para sua criação, ele escolheu dentre seus cães, os que eram particularmente agressivos. Os assim chamados “cães de açougueiros”, tiveram um papel muito importante na origem da raça. Estes cães foram um tipo antigo de Rottweiler, misturados com um tipo de pastor preto, com marcações de cor ferrugem avermelhada, que existia. Deste modo, obteve uma raça não apenas alerta, mas um cão de trabalho altamente protetor para casa e família. Eles eram freqüentemente utilizados como guardiães e cães de polícia.


O Dobermann é um cão de tamanho médio, forte, musculoso, elegante, com porte orgulhoso e uma expressão determinada, muito ágil e veloz. Seu pêlo é curto, sempre preto ou marrom, com marcas castanhas na face, dentro das orelhas, no antepeito, nas patas e abaixo da cauda. Não requer muitos cuidados além da escovação básica. Por ser de porte grande, requer uma área espaçosa em casa e precisa de exercícios regulares. 






Apesar de desconfiado com estranhos, é um cão amigável e calmo; uma excelente companhia para a família, de quem cuida com bastante carinho. Porém, devido às suas características físicas, seu senso apurado de guarda e sua rapidez para tomar decisões, para não colocar outras pessoas em risco, é aconselhável que seja bem educado, socializado e aprenda a respeitar os comandos de obediência básica, que devem ser ensinados quando ainda são filhotes. O Dobermann tem ótimo olfato, disposição para o trabalho e está sempre atento e disposto a se sacrificar pelos donos ou na defesa de seu lar.


Voltar