Akita ou Akita Inu


O Akita, também conhecido como Akita Inu (Inu significa cão, em japonês) é originário da província de Akita, na ilha de Honshu, no Japão.

Os Akita foram, originalmente, usados como cães de rinha e na caça de animais de grande porte como o urso. Por isso, antigamente, também eram chamados de “Akita Matagi” (caçador de ursos de Akita).

A partir de 1868 a raça foi cruzada com o Tosa e com Mastiffs, com o objetivo de aumentar seu tamanho. Como consequência destes cruzamentos o tipo original do Akita quase foi perdido e, para evitar que isto acontecesse, o governo japonês decretou a raça como patrimônio histórico e natural do Japão e realizou programas para a recuperação da raça.

Durante a Segunda Guerra Mundial a raça quase foi extinta. O imperador japonês decretou que todos os cães, exceto os pastores alemães, por serem usados como cão militar, fossem sacrificados para a utilização do couro pelo exército. Muitos criadores de Akitas, então, passaram a cruzar seus cães com pastores alemães para tentar escapar do decreto e o Akita original ficou ainda mais raro. Após a guerra muitos cães foram levados para os Estados Unidos. Os americanos preferiam os cães maiores e mais fortes, com sangue de Mastiff e Pastor Alemão. A partir desses cães levados para lá desenvolveu-se, então, uma variedade bem diferente da japonesa, o Akita Americano, que foi reconhecido como uma nova raça.

Diferentemente de suas funções originais, atualmente o Akita é usado como cão de guarda e de companhia. É um cão calmo, muito silencioso, que raramente late. É desconfiado com estranhos, mas muito corajoso e extremamente dócil e leal ao seu dono. Porém é um cão muito independente, com um comportamento dominante e, por isso, não costuma ser muito obediente, necessitando de treinamento desde cedo para que o dono consiga se tornar seu líder.

Devido às suas origens o Akita é um cão muito ativo e precisa de espaço para se exercitar, não devendo ser criado em apartamento. O pêlo deve ser escovado diariamente.

O Akita é um cão de grande porte, de constituição robusta. Apresenta pelagem constituída por pêlo duro e reto, e subpêlo macio e denso, sendo os pêlos da cauda mais longos que o do resto do corpo. Sua colaração pode ser vermelho-fulvo, sésamo (pêlos vermelhos com as pontas pretas) tigrado e branco. Exceto na branca, todas as cores devem apresentar o “Urajiro”,  pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo, pescoço e ventre, na face inferior da cauda e face interna dos membros.


Voltar