Dogo Argentino

O Dogo Argentino é o resultado do esforço de um amante dos cães e da caça, o Dr. Antonio Nores Martinez, membro de uma respeitável família da província de Córdoba. Em 1928, sua paixão por cães levou-o a elaborar as bases e o padrão de uma nova raça, que ele chamou de Dogo Argentino. Seu trabalho partiu do cruzamento metódico entre várias raças puras com o “Velho Cão de Briga de Córdoba”, um cão muito forte e vigoroso. Este cão era o produto do cruzamento entre Mastiffs, Bulldogs e Bul Terriers e era muito conhecido e apreciado nesta época entre os fanáticos por briga de cães, uma atividade muito popular entre todas as classes sociais.

Apesar de, no começo, ter sido considerado um cão de briga, a paixão do Dr. Nores Martinez pela caça, fez com que ele o levasse para uma de suas costumeiras caçadas, onde a nova raça demonstrou suas qualidades nesta atividade. O Dogo Argentino demonstra ser um cão versátil em várias funções, demonstrando ser um ótimo cão de companhia e um fiel protetor daqueles a quem ama. Sua força, tenacidade, olfato e bravura fizeram dele um cão inigualado na caça de javalis, pecaris, pumas e outras espécies predadoras da agricultura e pecuária que habitavam as vastas e heterogêneas regiões do território argentino. Sua harmonia, equilíbrio e sua excelente musculatura, própria de um atleta, são características ideais para suportar longas travessias em qualquer tipo de intempérie e depois ainda sustentar um árduo combate com a presa perseguida.

Em maio de 1964, a raça foi reconhecida pela Federação Cinológica Argentina e pela Sociedade Rural Argentina. Em Julho de 1973, a raça foi aceita pela Federação Cinológica Internacional como a primeira e única raça argentina, graças à paixão e ao trabalho do Dr. Augustin Nores Martinez, irmão e sucessor do Dr. Antonio.

A aparência geral é de um molosso de tipo normal, dentro das proporções desejadas, sem dimensões gigantescas. Seu aspecto é harmonioso e vigoroso, devido a seus poderosos músculos, de andar tranqüilo, seguro e de reações rápidas.

O Dogo Argentino é um cão inteligente, alegre, humilde, fiel, amigável, pouco ladrador e que não demonstra agressividade. Mais que um excelente cão de guarda e defesa, o Dogo Argentino é um excelente companheiro da família, sendo louvável sua reconhecida paciência com crianças. Extremamente apegado ao dono, vive por ele e pede sempre seu carinho e contato físico, pois isso lhe dá a confiança necessária para que ele exerça sua postura de guardião. Ativo, precisa de espaços grandes onde possa correr e gastar toda esta energia e exercitar sua musculatura. Sua atitude dominante o mostra em contínua competição territorial com exemplares do mesmo sexo, característica mais notável nos machos. Como caçador é astuto, silencioso, valente e corajoso.


O pêlo é uniforme, curto, liso e suave ao tato. Sua densidade e grossura variam segundo o clima: a pelagem é fina e rala em climas tropicais, deixando transparecer a pele, e mais grossa e densa nas regiões frias, onde pode aparecer subpêlo. A cor é integralmente branca, admitindo-se, unicamente, uma mancha preta ou de tonalidade escura ao redor dos olhos.