Bullmastiff


Segundo a corrente mais aceita, o Bullmastiff teria sido desenvolvido por volta de 1860 na Inglaterra, por fazendeiros que queriam resolver o problema de invasão de suas terras, tão comum naquela época. Havia a necessidade de cães valentes e silenciosos durante a aproximação de intrusos, mas controlados o suficiente para atacarem só mediante voz de comando. Para isso, realizaram cruzamentos entre Mastiffs e Bulldogs, na proporção genética de 60% para o primeiro, aliando seu porte, sua força e coragem às características do Bulldog, que é ativo, forte e mais agressivo.



O Bullmastiff é um cão de guarda e defesa corajoso, de excelente faro, forte e inteligente. Dócil e extremamente confiável, ele é leal ao seu dono e brincalhão com as crianças.

As cores encontradas no Bullmastiff são vermelho, castanho e tigrado, de preferência com máscara, ou seja, focinho e orelhas escuras. A pelagem é curta e densa com necessidade de escovação semanal. Este cão deve ser adestrado por um dono de pulso firme, o que não deve ser confundido com ser agressivo; a liderança deve ser conquistada através de atitudes e não imposta.