Cane Corso Italiano




O Cane Corso é o descendente direto do antigo Molosso Romano. Antigamente, presente em todas as partes da Itália, hoje, ele só permanece na região de Apulia e nas províncias adjacentes do Sul da Itália. Seu nome vem do latim “cohors” que significa “protetor, guardião da fazenda”.

Recentemente, a Associação Italiana do Cane Corso publicou um estudo sobre a raça que comprova o uso do Cane Corso para fins militares no ano de 1137, mostrando que há fortes ligações entre a raça e a história de Roma. Ela era utilizada como guarda-costas e na caça de grandes animais selvagens. Servia também como escolta para o rebanho de suínos e bovinos em sua movimentação. Mas a principal função, que exerce até hoje, sempre foi a de guarda de propriedades, que desempenha com grande eficiência.


A partir da Segunda Guerra Mundial a difusão da raça diminuiu consideravelmente, e, na década de 1970, sua sobrevivência chegou mesmo a ser ameaçada. Mas graças a criadores italianos e clubes da raça, o Cane Corso se reergueu. A criação sistemática da raça iniciou-se apenas na década de 80, quando um grupo de cinófilos italianos, estabelecidos na região Norte da Itália deu início à criação organizada da raça, fundando a Società Amatori Cane Corso (SACC). A partir daí, a raça teve um desenvolvimento bastante acentuado, popularizando-se de forma impressionante na Itália, onde foi reconhecido em 1994. Em 1997, finalmente a raça foi oficialmente reconhecida pela Federação Cinotécnica Internacional (FCI).

No Brasil, o impulso ao desenvolvimento e popularização do Cane Corso foi dado quando Fausto Silva, apresentador da TV Globo e um dos primeiros proprietários da raça no Brasil,  apresentou seus cães durante seu programa de domingo. A partir daí, a raça ganhou uma verdadeira legião de fãs em todo país.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra a raça ainda não é reconhecida oficialmente, mas já existem inúmeros cães da raça nestes países, procurando o reconhecimento das entidades e organizando-se em clubes especializados.

O Cane Corso é um cão de tamanho médio para grande, robusto, forte, contudo elegante. Seus contornos nítidos revelam músculos possantes. Devido ao seu perfil requer exercícios diários e adapta-se melhor a casas.

O Cane Corso é um cão inteligente, de temperamento dócil, leal com o dono e sua família, que se apega facilmente a crianças, estando sempre pronto para defender a eles e à propriedade. Por outro lado é reservado com estranhos e implacável com agressores e intrusos, acovardando-os pelo seu porte físico. Cuidando da propriedade, da família e do gado; é extremamente ágil e obediente. O Cane Corso é de fácil adestramento, tanto para defesa pessoal quanto para a guarda da casa. 





Seu pêlo é curto, brilhante, bem fechado, com um ligeiro subpêlo. Pode apresentar as seguintes cores: preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro; vermelho cervo, fulvo escuro; tigrado (listras em diferentes tons de fulvo ou cinza). Os cães fulvos e tigrados têm no focinho uma máscara preta ou cinza que não deve ultrapassar a linha dos olhos. Admite-se uma pequena mancha branca no peito, na ponta dos dedos e sobre a cana nasal.