Kuvasz

O Kuvasz é um pastor húngaro, conhecido desde a antigüidade.
Acredita-se que esta raça seja descendente dos grandes cães do Tibet, que chegavam à Hungria por meio da Turquia, com a ocupação dos Magyares na bacia de Carpathian. Eles utilizavam esses cães para a guarda e defesa de seus rebanhos contra animais de rapina e ladrões. Devido ao seu instinto caçador, foi o cão de caça preferido na época do Rei Matthias Corvinus. A partir do declínio dos pastoreios, tem sido muito menos usado para suas obrigações originais e foi localizado primeiramente nas aldeias e, mais tarde, nas cidades.
No século XV, a criação do Kuvasz já era bastante meticulosa, cuidadosamente planejada e registrada. Estes cães eram utilizados para a guarda e a caça. A criação científica teve início no final do século XIX e o reconhecimento da raça pelo AKC (American Kennel Club) se deu em 1935, apenas alguns anos após a chegada dos primeiros exemplares à EUA. Em 1939, o Kuvasz tornou-se modismo entre os criadores de raças húngaras. Entretanto, duramente a Segunda Guerra Mundial, os animais sofreram com a falta de comida, vitaminas e remédios e ao final da guerra, a raça estava quase extinta.



O Kuvasz é um cão inteligente, leal, muito gentil, confiável, determinado e sem medo, que ama seu dono e tudo que o cerca, sendo capaz de defendê-los até com a própria vida. Pode demonstrar alguma agressividade em relação a outros cães, mas adapta-se bem a outros pets. Os filhotes dessa raça são muito brincalhões e os adultos são animais calmos que dificilmente latem. É autoconfiante e pode ficar agressivo se maltratado. Sendo um cão muito grande, precisa de espaço em casa, bastante exercício, de preferência caminhadas diárias, e deve ser mantido ocupado. É um cão fácil de ser cuidado, dependente e pouco exigente, apreciando qualquer amor e carinho dado a ele. O Kuvasz apresenta pelagem dupla, variando de ondulada a lisa, que deve ser escovada semanalmente. Os pêlos do Kuvasz devem ser de cor branca, sem marcas.

Voltar