Boxer

Acredita-se que o Boxer se origine da raça alemã Brabant Bullenbeisser. No passado, a criação dos Bullenbeissers ficou, na sua maior parte, nas mãos dos caçadores com quem trabalhavam. Sua tarefa era segurar firmemente a presa perseguida pelos cães de caça, até a chegada dos caçadores que a matavam. Para esse trabalho, o cão tinha que ter a boca quanto maior possível, com uma dentadura ampla para prender e reter firmemente a caça. Qualquer Bullenbeisser com tais características era o mais indicado para esse trabalho, sendo assim utilizado na criação. Nessa época, apenas habilidade para o trabalho era critério de seleção para uso na criação. Este critério de seleção levou à produção de um cão de focinho largo e nariz arrebitado.

O Boxer é um cão de tamanho médio, pelo liso, compacto, robusto, de construção quadrada e ossos fortes. A musculatura é fortemente desenvolvida e bem definida. Sua movimentação é enérgica, poderosa e nobre. Seus olhos são castanhos, e as orelhas implantadas altas, amputadas em ponta, discretamente longas. Seu pêlo é curto, duro, brilhante e bem assentado. Sua cor pode ser dourada ou tigrada, apresentando-se a primeira em diversas tonalidades, indo do amarelo claro ao vermelho escuro; as tonalidades médias (vermelho amarelado) são as mais bonitas. A máscara é preta. A variedade tigrada tem no sentido das costas listras escuras ou pretas.


O Boxer apresenta um comportamento seguro, tranquilo e equilibrado.. Seu caráter é muito importante. É um cão dócil, fiel ao dono e a à casa inteira, corajoso, inteligente, vigilante, sempre alerta, mas desconfiado com estranhos. Em família é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras. É de adestramento fácil, e é muito leal.