Mastiff


O termo "Mastiff" na Inglaterra, onde estes cães se originaram, na verdade descreve mais um grupo de várias raças gigantes do que uma simples raça. Não é possível saber qual das raças de Mastifes é mais antiga e qual delas é a base de formação para as outras. Acredita-se que o grupo tenha se originado na Ásia, pois foram encontrados desenhos de típicos Mastifes datados de 3000 A. C. em monumentos egípcios. Também existem referências a estes cães em documentos datados de cerca de 1120 A. C.

O Imperador Romano César os descreveu na época da invasão da Inglaterra, em 55 A. C., onde esses cães valentes lutavam ao lado de seus donos no combate às legiões Romanas. Com a dominação romana, vários exemplares foram levados da Inglaterra para Roma, onde foram usados como cães de luta em circos, normalmente derrotando várias outras raças. Também foram usados em lutas contra gladiadores, touros, ursos, leões e tigres.





Estes gigantes são dotados de um corpo maciço, largo, poderoso, simétrico, bem estruturado, construído sobre pernas bem separadas e colocadas de forma quadrada. Sua cabeça, em seu contorno, dá uma aparência quadrada, quando vista de qualquer ângulo.

O Mastife Inglês é um cão corajoso, de boa índole, calmo e afetuoso aos donos, a quem é muito devotado, e eficiente na guarda, sendo reservado com estranhos. Pode-se dizer que seu comportamento é mais digno do que alegre, mas sem demonstrar timidez. Como pode ser, de certa forma, teimoso, deve-se começar sua educação desde cedo para evitar problemas quando adulto.

Seu pêlo é curto e bem assentado, sendo encontrado nas cores fulvo abricó, fulvo prateado, fulvo ou fulvo tigrado escuro. Em qualquer destes casos, o focinho, as orelhas e a trufa devem ser de cor preta, assim como a região em torno dos olhos, estendendo-se para cima entre as órbitas.