Schnauzer




Acredita-se que várias raças, como o Bouvier dos Flandres, o Wire-Haired German Pinscher, os extintos Schaffer Pudel e o Beaver Dog of Middle Ages, tenham participado da formação do Schnauzer. Originalmente, ele era usado, na região Sul da Alemanha, como cão de cocheira porque se sentia muito bem em companhia de cavalos. Era um incansável caçador de roedores, que procurava, ansiosamente, para matar. Por isso, logo ganhou o apelido de “caçador de ratos”. Quando foi fundado o Pinscher-Schnauzer Club, no ano de 1895, foi inscrito como “Pinscher de Pêlo Duro”.

A aparência geral é de um cão de tamanho médio, forte, mais compacto do que delgado,
de pêlo duro. Sua altura está entre 45 e 50 cm.

Existem outras duas variedades de Schnauzer, que descendem da padrão: o Schnauzer Miniatura e o Schnauzer Gigante.

O Schnauzer Miniatura surgiu no início do Século XX quando um Schnauzer Anão, da região de Frankfurt apareceu, ainda denominado como Pinscher Anão de Pêlo Duro
(Pinscher Miniatura). Devido às diferentes formas, tamanhos e tipos, além da mistura
de pêlos duros, sedosos e macios, não foi uma tarefa fácil criar um cão pequeno com
a aparência e as características essenciais de seu irmão maior.

O Schnauzer Miniatura é um cão pequeno (mede entre entre 30 e 35 cm), forte, mais compacto que esgalgado, de pêlo duro, elegante. É uma imagem reduzida do Schnauzer, sem os defeitos da aparência de nanismo. 

 O Schnauzer Gigante era, originalmente, usado na região Sul da Alemanha, como cão para conduzir boiadas. Na mudança do século, alguns criadores descobriram que ele tinha excelentes qualidades de trabalho e, sobretudo, valiosas características em seu caráter. Desde 1913 a raça tem sido registrada no Study Book e, em 1925, o Schnauzer Gigante foi oficialmente reconhecido como cão de trabalho.

O Schnauzer Gigante  é um cão grande, forte, mais para compacto do que para delgado, de aparência poderosa, que atinge entre 60 a 70 cm de altura. É um cão imperturbável, preparado para defesa e cuja aparência mostra respeito.

As três variedades apresentam comportamento muito semelhante. São cães que tem como características típicas seu temperamento vivo e sua tranqüilidade, assim como seu bom caráter, sua alegria para brincar e sua lealdade e devoção ao seu dono. É um cão que gosta de crianças, é atento, mas não barulhento. Seus sentidos altamente desenvolvidos, sua inteligência, sua grande facilidade para ser treinado, sua coragem, sua perseverança e resistência ao clima e à doenças fazem do Schnauzer o melhor cão de família, de guarda, de companhia e com qualidades de um cão de trabalho. As variedades padrão e miniatura podem viver bem em apartamentos, sendo que a miniatura até em um apartamento pequeno.

A pelagem do Schnauzer é constituída por um pêlo duro, de arame e denso, que apresenta um denso subpêlo e uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo. Nos membros, o pêlo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas,
é curto. A raça apresenta, como características típicas, uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.

A cor apresenta algumas diferenças, de acordo com a variedade. Na variedade padrão ela pode ser preto sólido, com subpêlo preto ou sal e pimenta; na miniatura, preto sólido com subpêlo preto, sal e pimenta, preto e prata ou branco puro com subpêlo branco e, na gigante, preto sólido com subpêlo preto ou sal e pimenta.

Este cão exige apenas banhos e tosas regulares. É preciso manter o pêlo duro, com a aparência elegante e sofisticada, típica da raça.