Tosa


O Tosa é um dos cães que foi desenvolvido no Japão para luta, sendo resultado da mistura de Shikokuken com raças Ocidentais. Como outras, esta raça recebeu o nome da região onde foi criada, sendo, às vezes, chamada de “Mastiff Japonês”. 

Os cães ocidentais que foram utilizados na sua criação da raça foram: Bulldogs, Mastiffs e Pointers Alemães, durante o Século XIX e Dogues Alemães, no início do Século XX. Todas elas foram usadas para melhorar a raça em cruzamentos sequenciais. De acordo com alguns registros, São Bernardos e Bull Terriers também foram envolvidos. As características estabelecidas nos Tosas, de coragem e instinto de luta, tipicamente encontradas nos Mastiffs podem ser atribuídas ao envolvimento destas raças. Atualmente usado como cão de guarda, é considerado um cão raro.

O Tosa é um cão de tamanho grande, com um porte imponente e construção robusta. Varia consideravelmente no tamanho, sendo que os exemplares japoneses tendem a pesar menos da metade daqueles fora do país. Enquanto estes, geralmente, pesam entre 30 e 40 quilos, e os criadores fora do país deram preferência ao desenvolvimento cães de peso superior, em média de 90 quilos.

Quanto ao comportamento, caracteriza-se pela paciência, compostura, audácia e coragem. Porém, como outros cães desenvolvidos para lutas, é um cão de temperamento dominante, precisando de um dono de pulso firme e de ser adestrado o mais cedo possível (de preferência a partir dos 60 dias, quando o cão já está apto para sê-lo)

Seu pêlo é curto, duro e denso, nas cores vermelho, fulvo, abricó, preto e tigrado..

Voltar