Mastim Napolitano





O Mastim Napolitano é descendente do grande Mastiff Romano, descrito por Columelle no Século I A.C., em seu livro “De Re Rustica”.

Difundido em toda a Europa pelas legiões romanas, que o utilizaram como cão de combate, é o ancestral de numerosas raças de Mastiffs em outros países europeus.

Tendo sobrevivido por muitos séculos na zona rural ao pé do Vesúvio e, em geral, na região de Nápoles, onde se manteve quase isolado, o que permitiu que mantivesse seu padrão quase inalterado, ele foi re-selecionado desde 1947 graças à tenacidade e dedicação de um grupo de amantes de cães. Em 1949, o Ente Nazionale Cinofilo Italiano reconheceu oficialmente a raça.

O Mastim Napolitano é um cão de guarda de porte grande e aparência imponente, de aspecto maciço, forte e robusto. A cabeça é grande, cheia de pregas e rugas. O peito é largo e bem desenvolvido. Apesar do porte, é um cão de indubitável agilidade.

A raça tem um temperamento balanceado, exigindo do proprietário a imposição de limites e, preferencialmente, adestramento profissional. É um cão corajoso, calmo, afetuoso e extremamente devotado ao dono, sendo uma excelente companhia. O Mastim Napolitano mantém-se sempre alerta, controlando seu território, sendo capaz de impor respeito somente pelo olhar. Apesar disso não é agressivo, atacando apenas sob comando.


A pelagem é densa, áspera, dura e densa, apresentando o mesmo comprimento sobre todo o corpo. É encontrado nas cores cinza, cinza chumbo e preto, mas também marrom, fulvo e fulvo avermelhado, com algumas pequenas manchas brancas no peito e na ponta dos dedos. Todas essas cores podem ser tigradas.