Rottweiler



O Rottweiler está entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos romanos, onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro.

Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes, guardando homens e tocando o rebanho. Nos arredores de Rottwell, na Alemanha, eles se encontraram com os cães da região, com os quais ocorreu uma miscigenação. A principal tarefa do Rottweiler voltava a ser a condução e a guarda de grandes rebanhos, de grandes animais e a defesa do seu dono e seu patrimônio. Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metzgerhund (Cão de açougueiro de Rottweil). Os açougueiros criaram esta raça por pura exibição, sem qualquer utilidade para ele. Assim, no decorrer do tempo, este cão de passeio passou a ser mais utilizado como cão de tração.

 No início do século, quando se pesquisaram diversas raças para a função policial, o Rottweiler também foi avaliado. Em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. Por esta razão, no ano de 1910, foi ofi cialmente reconhecido como um cão policial.  O Rottweiler também é um excelente cão de guarda e de companhia.

O Rottweiler é um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada, revelando potência, agilidade e resistência. Sua pelagem é curta, densa e reta, sem sub-pêlo no pescoço e pernas, sempre na cor preta com marcações castanhas.




O Rottweiler apresenta um comportamento tranquilo, amigável e pacífico, sendo um cão corajoso, equilibrado, muito apegado ao dono e que, em geral, adora crianças. É fácil de conduzir e ávido por trabalho. No entanto, alguns podem ser agressivos com estranhos e com outros cães, mas não costumam atacar sem motivo. Por ser um cão dominador, necessita de liderança e disciplina, sendo altamente aconselhável que os donos façam bem a sociabilização dos filhotes e que lhes sejam ministradas aulas de obediência básica.

Por seu tamanho, esta raça precisa de bastante espaço para ser criada e deve ser exercitada diariamente. O Rottweiler não requer muitos cuidados além de uma escovação diária de seu pêlo.