Akita Americano ou Grande Cão Japonês


O Akita Americano, ou Grande Cão Japonês, originou-se do Akita, ou Akita Inu.

O Akita é originário da província de Akita, na ilha de Honshu, no Japão. A partir de 1868 a raça foi cruzada com o Tosa e com Mastiffs, com o objetivo de aumentar seu tamanho. Durante a Segunda Guerra Mundial o imperador japonês decretou que todos os cães, exceto os pastores alemães, por serem usados como cão militar, fossem sacrificados para a utilização do couro pelo exército. Por isso muitos criadores passaram a cruzar seus cães com pastores alemães para tentar escapar do decreto. Após a guerra muitos cães foram levados para os Estados Unidos. Os americanos preferiam os cães maiores e mais fortes, com sangue de Mastiff e Pastor Alemão. A partir desses cães levados para lá desenvolveu-se, então, uma variedade bem diferente da japonesa, o Akita Americano, que foi reconhecido como uma nova raça.

O Akita Americano assemelha-se aos molossos em função de sua estrutura mais compacta e mais pesada. É um cão de grande porte e construção robusta, bem balanceado, com muita substância e ossatura pesada. Seu pêlo é duplo, com subpêlo grosso, macio, denso e mais curto que o pelo externo que é reto, rígido, duro e ligeiramente afastado do corpo. O pêlo da cabeça, na parte anterior dos membros e nas orelhas, é mais curto; na cauda a pelagem é a mais longa e abundante. Pode apresentar várias cores, como vermelho, fulvo, branco, etc. Também pode ser malhado ou tigrado. As cores são brilhantes e claras e as manchas são bem balanceadas com ou sem máscara ou faixa branca. Cães brancos (sólido) não têm máscara. Os malhados apresentam sobre o fundo branco grandes manchas igualmente distribuídas que cobrem a cabeça e mais de um terço do corpo. O subpêlo pode ter uma cor diferente do pêlo externo.

Com relação ao comportamento é um cão amigável, alerta, responsável, dócil e corajoso. Especial para companhia e guarda pessoal, essa raça sabe diferenciar o dono e os amigos dele dos estranhos ao seu redor. Em ambiente familiar, é pacato e receptivo.


Voltar